segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Veja o calendário de saque das contas inativas do FGTS

Folha de São Paulo acaba de noticiar uma matéria informando o calendário de saque do dinheiro das contas inativas do FGTS que será anunciado oficialmente pelo governo nesta terça-feira (14), em Brasília.

No dia 22 de dezembro de 2016 o governo anunciou a liberação do saque do dinheiro "preso" nas contas inativas do FGTS através da MP 763/16.

Tem direito ao saque todo trabalhador que teve o contrato de trabalho encerrado "por justa causa" ou pedido de conta até 31 de dezembro de 2015, por esses motivos de demissão o trabalhador não pôde sacar o seu FGTS, ficando assim preso, podendo sacar esses valores somente após 3 anos consecutivos desempregado e a partir do seu mês de aniversário. Ou na aquisição ou amortização da dívida da casa própria. Ou ainda se o trabalhador ou dependente tivesse algum tipo de doença grave como câncer ou HIV. Mesmo se nunca precisasse sacar o dinheiro seria então todo liberado na aposentadoria.

A MP 763/16 tira essa obrigatoriedade toda para ter acesso ao fundo, permitindo o trabalhador sacar seu saldo a partir do cronograma a ser anunciado amanhã a partir das 11 horas, no Planalto em Brasília.

Mesmo se no extrato estiver indicando conta ativa o que importa mesmo é a data de demissão ser até 31 de dezembro de 2015 para ter acesso ao saque.

A expectativa é que R$ 41 bilhões sejam injetados na economia e que aproximadamente 10,1 milhões de pessoas tenham contas inativas.

Segundo a matéria da Folha, no fim da noite desta segunda (13), a Caixa ainda trabalha em um plano de contingência para absorver o maior número de pessoas nas agências nos próximos meses.

A Caixa já informou que estuda abrir algumas agências aos sábados para diluir o movimento e também transferir automaticamente o dinheiro das contas inativas para os correntistas do banco.

Outra medida para diminuir o movimento nas agências é elevar o valor que pode ser sacado com o cartão do cidadão, nas lotéricas.

Hoje, quem já cumpre as regras que permitem o saque do FGTS, como ter sido demitido sem justa causa, pode acessar o dinheiro em caixas eletrônicos e lotéricas, desde que o valor seja inferior a R$ 1.500. Montantes mais elevados precisam ser sacados em agências da Caixa.


Divisão dos lucros


A matéria ainda explica que os trabalhadores também terão a participação garantida na divisão dos lucros do FGTS que deverá ser pago até 31 de agosto sobre o saldo do FGTS em 31 de dezembro de 2016, mesmo o trabalhador já tendo sacado seu FGTS inativo.

Veja como fica o calendário de saque do FGTS inativo.
Em março

Aniversariantes de janeiro e fevereiro sacam.

Em abril

Aniversariantes de março, abril e maio sacam.

Em maio

Aniversariantes de junho, julho e agosto sacam.

Em junho

Aniversariantes de setembro, outubro e novembro sacam.

Em julho

Aniversariantes de dezembro sacam.

Em agosto 

Será depositado a parte do lucro do FGTS nas contas de todos os trabalhadores que tinham saldo em 31 de dezembro de 2016.


FONTE: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário